O quatro estrelas de Cannes está comprometido com uma abordagem dinâmica de desenvolvimento sustentável. Para comprovar sua organização e testar seus métodos, ele escolheu se referenciar com o selo Green Globe, um dos mais exigentes do mundo. Uma prova bem-sucedida.
Um ano após o Hotel Barrière Le Majestic, seu irmão mais velho e vizinho próximo, ser certificado em 23 de dezembro de 2021, o Hotel Barrière Le Gray d’Albion foi, por sua vez, premiado com a certificação Green Globe, um selo que agora é referência em termos de desenvolvimento sustentável, no mundo das viagens e do turismo. E por uma boa razão, os estabelecimentos que o solicitam devem enfrentar um processo de referência particularmente exigente, com os seus diferentes 359 indicadores de qualidade.
Recursos humanos, ética, compras, gestão de resíduos, consumo de energia, contribuição para a vida local: tudo é investigado durante a auditoria de certificação. Um exame de aprovação que deixa pouco espaço para aproximação. Cada candidato deve atender a 202 indicadores diferentes, começando com as cem primeiras obrigações. Se um desses fundamentos não for respeitado, o pretendente é convidado a rever completamente seu sistema!
Uma complicação pela qual o quatro estrelas da Rue des Serbes não passou. Uma primeira tentativa, um golpe de mestre: ele obteve sua certificação na primeira tentativa, atendendo a 82% dos critérios para obtê-la. Deve-se dizer que o estabelecimento de Cannes não partiu de uma página em branco. Ele vem cultivando uma fibra de “desenvolvimento sustentável” há muitos anos. No passado, numa época em que a causa ambiental não era tão popular como é hoje, nós o vimos instalar colmeias nos seus telhados, introduzir a renovação de lençóis e toalhas somente à pedido dos hóspedes, equipar os seus quartos com materiais que poupam energia, disponibilizar scooters elétricas aos clientes ou mesmo direcionar as suas compras de alimentos para produtores locais e produtos sazonais e, fizeram sua carta de vinhos exclusivamente com propriedades rotuladas como orgânicas.
Desde estas iniciativas esporádicas, mas ainda assim louváveis, a abordagem do Gray d’Albion assumiu uma dimensão superior. Tem diversificado, profissionalizado, estruturado em torno destes valores-chave que são a preservação do ambiente, o desenvolvimento do território e dos seus valores socioeconômicos e a responsabilidade social. Não sem sucesso, uma vez que a auditoria do Green Globe destacou muitos dos pontos fortes do hotel: organização para reduzir emissões de gases de efeito estufa, envolvimento na promoção de seu território, aproximação com o ambiente associativo local, o alto nível de proteção de seus funcionários, o desenvolvimento da qualidade de vida no trabalho, a redução, reutilização ou reciclagem dos seus resíduos… Um balanço promissor que, no entanto, terá de ser melhorado ainda mais nos próximos anos, a fim de preservar o precioso selo Green Globe e liderar um desenvolvimento harmonioso do Hotel Le Gray d’Albion e do restaurante Mademoiselle Gray, seu componente à beira-mar, sem hipotecar o futuro do planeta.
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